quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"tatoo" pigmentação exógena....

RISCOS PARA A SAÚDE!!!


Tatuagens radicais
Algumas pessoas optam por usar o corpo todo como se fosse uma tela. Outras lançam mão de tatuagens e cirurgias para ficar parecidas com um animal. Exemplos disso são Dennis Avner, conhecido como Stalking Cat (site em inglês) e Katya e o Enigma (site em inglês). 
Visto que as tatuagens têm relação com agulhas e com o sangue, elas englobam vários riscos. Entre eles, a transmissão de doenças como a hepatite, a tuberculose e possivelmente o vírus HIV. Quando os tatuadores adotam todos os procedimentos de esterilização e higiene, os riscos de transmissão de doença são relativamente pequenos. Segundo os Centros para controle e prevenção de doenças - CDC (site em inglês) não há registro de nenhum caso de transmissão de HIV por tatuagem. Contudo, os médicos alertam que práticas não-estéreis podem levar à transmissão de sífilis, hepatite B e outros organismos infecciosos.
Novas tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. Algumas pessoas também têm reações alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora os pigmentos usados sejam aprovados pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para outras finalidades, o FDA não regulamenta as tintas de tatuagem. Finalmente, algumas pessoas sentem dor ou ardor durante exames de ressonância magnética (MRI) em conseqüência dos pigmentos metálicos. Alguns médicos também descrevem interferência e imagens distorcidas de ressonância magnética em conseqüência de pigmentos usados na maquiagem definitiva.
Além disso, a maioria dos Estados norte-americanos adota restrições sobre a doação de sangue por pessoas tatuadas. Por causa do perigo da hepatite, a Cruz Vermelha americana não aceita sangue doado por alguém tatuado no ano anterior, a menos que o estúdio em que foi feita a tatuagem seja regulamentado por leis estaduais. Porém, a maioria dos Estados não controla os estúdios de tatuagem.
Os tatuadores usam regras conhecidas como precauções universais para prevenir a disseminação de doenças durante a tatuagem. Essas precauções fazem parte da Bloodborne Pathogens Rule (Regra sobre Patógenos Transmissíveis pelo Sangue) promulgada pela U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA- EPA). As mesmas regras se aplicam aos hospitais e consultórios médicos.
FONTE:CDC


Nenhum comentário:

Postar um comentário