segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SINTOMAS E PREVENÇÃO DE MONONUCLEOSE..........

Sintomas

A tríade clássica se constitui de dor de garganta, febre e ínguas pelo corpo (linfoadenomegalias em linguagem médica) principalmente no pescoço, mas outros sintomas como mal-estar, dor-de-cabeça,sono em excesso,olhos inchados, falta de apetite, dores musculares, calafrios, náuseas, desconforto abdominal, tosse, vômitos e dores articulares também podem estar presentes nesta ordem de freqüência. Após o contato a doença leva em média 2 a 3 semanas para manifestar-se (período de incubação), sendo que as manifestações mais freqüentes são a dor de garganta e a febre que tem um padrão diário, vespertino e pode chegar até 40°C. Em 5% dos casos ocorre “rash”, manchas na pele parecido com urticária, uma manifestação comum a outras doenças infecciosas que os médicos denominam de viroses exantemáticas (rubéola, sarampo, etc). Estes sintomas, na maioria dos casos, levam de um a quatro meses para resolverem-se. A população que não adolescente e adulto jovem possui menor possibilidade de desenvolver o quadro clínico completo, muitos casos passando desapercebido, são chamados assintomáticos. Outro achado relevante é o aumento do fígado (10 a 15% dos casos) e baço (50% dos casos). Este último achado surge no início da segunda semana das manifestações clínicas e dura de 7 a 10 dias sendo fator potencial de complicações pois o mesmo torna-se muito frágil podendo romper-se a traumas pequenos, causando uma hemorragia interna com risco de morte. Nesses casos, o doente deve evitar esforço físico de médio para cima, como uma simples caminhada no quarteirão.
Embora os sintomas mais expressivos e que exigem cuidado, além de repouso absoluto, durarem algumas semanas, outros sintomas podem perdurar por diversos meses ou, em alguns casos, por mais de um ano. Entre eles estão o sono em excesso, falta de apetite, de fome e de sede. O indivíduo que sofreu com a doença deve prestar atenção nesses fatos e procurar se alimenar e se hidratar bem. Entre esses fatores, os meses que se seguem à mononucleose podem vir acompanhados de leves tonturas, principalmente se seguidas de alimentação ou hidratação deficientes.

Prevenção

A doença confere imunidade permanente, muito raramente pode apresentar manifestações em uma segunda infecção. Não há necessidade de isolamento dos doentes uma vez que a infecção ocorre apenas com contato muito próximo ou íntimo. Embora a vacinação tenha uma abrangência que vai além da infecção, pois poderia em tese prevenir inclusive alguns tumores de linfócitos (os linfomas), ainda não existe este recurso com a eficiência e segurança recomendável.

Um comentário:

  1. PROFESSOR EU QUERIA SABER CM PRA VENIR
    A DOENÇA PQ NA SUA EXPLICAÇÃO EU Ñ ENTENDI.
    NADA

    ResponderExcluir